Juliana Ducatti concluiu o curso de Psicomotricidade, fortalecendo uma trajetória profissional dedicada à intervenção com neuroatípicos desde 2004. Iniciou a vida profissional com atendimentos voluntários em hospitais e, posteriormente, com atendimentos clínicos em consultório particular. Sua primeira pós-graduação foi em Intervenção ABA e Deficiência Intelectual, área na qual atua diariamente, aliando estudos em Neuropsicologia e Psicopedagogia, e, atualmente, está integrada ao campo da Psicomotricidade. Futuramente, visualiza a possibilidade de tornar-se Mestre em ABA.
Motivação para escolher Psicomotricidade: “Os meus pacientes neuroatípicos”.
Entre os aprendizados mais impactantes, Juliana destaca que “fui colocando em prática conforme assistindo às aulas, é apaixonante essa área”.
Para o futuro profissional, Juliana enxerga “mais sucesso ainda do que já tenho”.
Sua maior ambição no momento é: “ter meu espaço onde possa colocar em prática os meus aprendizados”.
Instagram: @juducattpsicologaaba
Por que decidiu fazer a Pós-Graduação? “Quero adquirir novos conhecimentos”.
Agora, com a conclusão deste curso, Juliana Ducatti está apta a aplicar os conhecimentos de Psicomotricidade caso deseje, ampliando as possibilidades de atuação em contextos educativos e clínicos, sempre com foco no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e adultos.
Trajetória de Juliana Ducatti e o encontro com a Psicomotricidade
Desde 2004, Juliana atuou em atendimentos voluntários e clínicos, construindo uma trajetória sólida na área da psicomotricidade. A formação contribuiu para alinhar intervenção clínica e educativa, promovendo uma visão integrada da atuação com neuroatípicos e crianças, adolescentes e adultos em diferentes ambientes.
- ✅ Iniciou a vida profissional em 2004 com atendimentos voluntários em hospitais – compromisso com a atuação social desde o início da carreira.
- ✅ Trabalha diariamente com pacientes neuroatípicos – integração de práticas clínicas e educacionais para apoiar o desenvolvimento.
- ✅ Busca constante por formação interdisciplinar – alinhando ABA, Neuropsicologia, Psicopedagogia e, agora, Psicomotricidade para uma atuação mais abrangente.
Aprendizados que moldam a prática de Juliana
Ao acompanhar as discussões da disciplina, Juliana percebeu que a prática ganha corpo ao transformar teoria em ação. O processo de ver conteúdos se traduzirem em intervenções, observando a evolução motora, cognitiva e emocional das pessoas, reforça o encanto pela área.
- ✅ A prática transforma teoria em ação – o aprendizado se consolida ao observar mudanças no desempenho motor e cognitivo.
- ✅ Abordagem interdisciplinar – a psicomotricidade conecta fisioterapia, medicina, psicologia e pedagogia para um cuidado mais integrado.
- ✅ Ênfase na relação corpo-mundo – o movimento é mediador da aprendizagem, da expressão e da socialização.
Perspectivas futuras e aplicação dos aprendizados
Concluída a formação, Juliana está apta a aplicar os aprendizados de Psicomotricidade em contextos clínicos e educativos, caso deseje. Essa abertura reforça a possibilidade de fortalecer intervenções voltadas ao desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, com foco na autonomia e na qualidade de vida.
- ✅ Ampliar atuação clínica – potencial para intervenções psicomotoras em diferentes faixas etárias.
- ✅ Contribuir para educação inclusiva – utilizar estratégias psicomotoras para apoiar aprendizado e participação.
- ✅ Desenvolvimento profissional contínuo – continuidade em formação avançada e especializações futuras.
Conclusão
A conclusão do curso de Psicomotricidade marca uma etapa de crescimento profissional e humano para Juliana Ducatti. Com dedicação e foco na integração entre educação e intervenção clínica, ela se posiciona como uma profissional apta a contribuir com o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional de seus pacientes, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida, inclusão e autonomia. O caminho de Juliana inspira quem busca aprimorar-se e compartilhar conhecimentos para transformar vidas.
Deixe um comentário