Luana Esteves conclui Educação Ambiental e Sustentabilidade

Luana Esteves é uma educadora dedicada à Educação Ambiental e Sustentabilidade, cuja trajetória se conecta desde a infância com ações relacionadas ao meio ambiente e à preservação. Desde muito nova, esteve envolvida com ações relacionadas à Educação Ambiental e Sustentabilidade, participando ativamente de projetos escolares sobre meio ambiente e preservação desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Aos 16 anos iniciou sua formação na área, graduando-se aos 17 como Técnica Ambiental, com especialização em ETEs e ETA’s. Ao concluir o Ensino Médio, ingressou na UFSCar – Sorocaba no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente, junto à Pós-graduação, está finalizando sua segunda graduação em Pedagogia. Como professora dos Anos Iniciais, incorpora a defesa e prática de causas ambientais tanto nas aulas quanto na vida cotidiana, e a Pós-graduação tem ampliado sua formação, fortalecendo seu conhecimento e responsabilidade em ações compartilhadas.

Trajetória acadêmica e compromisso com a Educação Ambiental

A base multidisciplinar de Luana permitiu compreender que educação, ambiente e sociedade caminham juntas, o que a coloca em posição de promover práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da sustentabilidade. Sua formação técnica, licenciatura em Ciências Biológicas e o avanço para Pedagogia reforçam a visão de que ensino e cidadania ambiental devem andar lado a lado.

Ao concluir a pós-graduação, Luana consolidou uma perspectiva integrada entre meio ambiente, saúde, qualidade de vida e cidadania, reconhecendo o papel da educação como motor de transformação social. Com essa base, ela se sente preparada para atuar em espaços formais de ensino, bem como em iniciativas de educação não formal, gestão pública e organizações da sociedade civil, caso deseje aplicar seus saberes.

Essa trajetória confirma o potencial de Luana para articular saberes sociopolíticos, ecológicos e econômicos, promovendo ações que conectem teoria e prática na promoção de ambientes educativos mais saudáveis e justos.

Motivações para escolher Educação Ambiental e Sustentabilidade

Entre os motivadores, Luana buscou ampliar seu currículo e aprofundar conhecimentos dentro de uma formação que pudesse ser realizada com autonomia, conciliando com a rotina de educadora. Ela optou por uma pós-graduação bem avaliada, com uma proposta que cabia em sua realidade profissional.

Durante a formação, Luana ficou especialmente impressionada com a qualidade dos módulos e a abrangência de temas, o que ampliou sua visão sobre as inter-relações entre meio ambiente, educação, economia e sociedade. Outros fatores decisivos foram o apoio institucional e o atendimento aos estudantes.

Aprendizados e ambições

Um dos aprendizados mais impactantes foi enfrentar o desafio da autogestão e da disciplina exigidos pela educação a distância, reconhecendo que a flexibilidade pode ser uma aliada para manter um ritmo estável de estudos sem perder o foco.

A maior ambição de Luana é dar continuidade aos seus estudos, concluindo as demais pós-graduações que iniciou, e transformar o conteúdo adquirido em prática docente que torne o aprendizado mais efetivo e consciente, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis pelo mundo e pelo meio ambiente.

Além disso, ela almeja ampliar a atuação para além da sala de aula, conectando educação ambiental com ações comunitárias, gestão de espaços educativos e políticas públicas que valorizem a sustentabilidade.

Perspectivas de atuação e aplicação do conhecimento

Agora está apta a aplicar o conhecimento adquirido, caso deseje, em contextos de educação formal e não formal, atuando também em organizações da sociedade civil, na gestão pública e no setor privado. A formação amplia as possibilidades de engajamento em projetos que promovam saúde ambiental, qualidade de vida e justiça social.

Conclusão

Luana Esteves representa um exemplo de dedicação à Educação Ambiental e Sustentabilidade, demonstrando como a formação continuada permite ampliar horizontes profissionais e sociais.

Com a conclusão do curso, ela está pronta para transformar conhecimento em ações práticas que contribuam para uma educação ambiental de qualidade, a promoção da saúde ambiental, o bem-estar das comunidades e a construção de um futuro mais sustentável.

Essa trajetória inspira colegas e educadores a buscar novos saberes e a repensar suas práticas em consonância com os desafios ambientais e sociais de hoje.

A Faculdade Líbano agradece por ter estudantes como Luana, dedicados a uma formação que busca o equilíbrio entre conhecimento, ética e responsabilidade social.

Autor

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *