Thais Albuquerque: trajetória e conquista ao concluir a Psicopedagogia

Thais Albuquerque concluiu recentemente o curso de Psicopedagogia na Faculdade Líbano, marcando uma trajetória dedicada à educação inclusiva e à prática multiprofissional.

Desde os 17 anos, Thais se envolveu com voluntariado em uma ONG e, ao perceber o poder transformador da sala de aula, decidiu trocar o curso de psicologia pela pedagogia, assumindo a função de educadora social.

Durante a graduação, ao engravidar e enfrentar o desafiador contexto da pandemia, Thais manteve o foco nos estudos e na formação para compreender a aprendizagem em suas múltiplas dimensões.

Na escola que a acolheu ao longo de sua trajetória, Thais deu continuidade ao compromisso com a educação inclusiva, atuando como acompanhante terapêutica domiciliar para uma criança com altas habilidades e dentro do espectro autista. Após três anos de acompanhamento, a criança teve alta, marco que consolidou a convicção de Thais sobre intervenções respeitosas e multisistêmicas.

Trajetória e motivação para a Psicopedagogia

A motivação de Thais para escolher a Psicopedagogia nasceu do desejo de ampliar o suporte a crianças com dificuldades de aprendizagem e de atuar de modo integrado com escola, família e comunidade. Hoje mãe de dois filhos e com atuação em meio período na escola, ela viu na psicopedagogia a oportunidade de fortalecer sua vocação pela educação inclusiva.

Ela imagina um futuro em que poderá atender domiciliarmente e iniciar atendimentos clínicos voltados a crianças com dificuldades de aprendizagem, sempre guiada pela centralidade da pessoa e pela promoção da inclusão.

Entre os aprendizados mais impactantes, Thais destacou a importância da aproximação entre teoria e prática, bem como a qualidade do suporte recebido pela equipe, que respondeu com prontidão a dúvidas e comentários, mantendo a comunicação ágil e respeitosa.

Ética, interdisciplinaridade e prática multiprofissional

A ética na psicopedagogia é apresentada como subsídio para relações profissionais, confidencialidade, cuidado com o outro e responsabilidade social. Thais reconhece a importância de dialogar com diferentes saberes — psicologia, pedagogia, neurociência e ciências sociais — para uma intervenção que respeite as diversidades e fortaleça a equidade.

A relação entre psicopedagogia e docência é enfatizada na formação, com foco na avaliação, diagnóstico e planejamento curricular compartilhado, para intervir de maneira personalizada e eficaz diante das dificuldades de aprendizagem. Esse elo entre aluno, conhecimento e contexto escolar sustenta a construção de estratégias que promovem a inclusão.

Ao concluir o curso, Thais está apta a aplicar os fundamentos da psicopedagogia, quando desejar, em contextos institucionais, clínicos ou domiciliares, contribuindo para a promoção da aprendizagem inclusiva.

Contribuições para a Educação Inclusiva e próximos passos

A trajetória de Thais demonstra como a formação pode ampliar a prática em ambientes escolares e comunitários, com foco na promoção da aprendizagem inclusiva e no cuidado respeitoso à diversidade.

Com ética, construção de vínculos e visão multiprofissional, ela está preparada para aplicar os aprendizados de forma responsável, contribuindo para que mais crianças recebam o suporte adequado e para que as escolas desenvolvam caminhos mais inclusivos.

A Faculdade Líbano celebra a entrada de profissionais comprometidos com a educação inclusiva e agradece por compartilhar histórias de transformação que inspiram outras pessoas a buscar a excelência na área.

Autor

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *