Welisvania Batista: Trajetória de uma Psicopedagoga

Welisvania Batista é uma educadora dedicada que concluiu o curso de Psicopedagogia na Faculdade Líbano, fortalecendo uma trajetória de atuação na educação pública. Iniciou sua formação na área de Pedagogia e, ainda na rede municipal, assumiu a sala de aula pelo magistério. Ao concluir a graduação em Pedagogia, continuou trabalhando na rede municipal até passar em concurso para a rede estadual, onde atua até hoje. Além disso, completou Letras e duas pós-graduações: uma em Mídia e Tecnologia e outra em Orientação Educacional. Essa formação abrangente cria uma visão integrada sobre o desenvolvimento humano e os processos de aprendizagem, capaz de subsidiar intervenções educacionais com responsabilidade e embasamento.

Trajetória de Welisvania Batista

Com uma carreira construída na rede municipal e na rede estadual, Welisvania soma experiência de sala de aula com uma sólida formação adicional em Letras e em áreas de pós-graduação, o que lhe proporciona uma leitura ampla sobre o processo de aprender. Seu percurso indica uma dedicação constante ao aprimoramento profissional e ao atendimento às demandas de um contexto educacional em transformação.

Motivação para escolher Psicopedagogia

O ano passado, ao assumir o desafio de trabalhar na sala do AEE, Welisvania foi motivada a aprofundar os estudos na área, reconhecendo o potencial da psicopedagogia para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem.

Aprendizados que mais impactaram

A trajetória de Welisvania foi marcada pelo processo gradual de descoberta e integração de conhecimentos teóricos e práticos. Ela destaca que a área exige compreensão interdisciplinar, unindo psicologia, pedagogia, neurociência e sociologia, para entender o sujeito em seus aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Mesmo já tendo concluído uma graduação online, não houve dificuldade de adaptação, e os conteúdos foram aprofundados e fundamentados por referências clássicas e contemporâneas da Psicopedagogia. A prática de estudo de casos e a reflexão contribuíram para consolidar a capacidade de observar, avaliar e intervir no processo de aprendizagem.

  • ✅ Interdisciplinaridade – compreensão integrada de psicologia, pedagogia, neurociência e educação.
  • ✅ Observação, avaliação e planejamento – habilidades para observar, avaliar e intervir no processo de aprendizagem.
  • ✅ Relação teoria-prática – a prática pedagógica alinhada à teoria para promover inclusão e aprendizagem significativa.
  • ✅ Abordagem centrada no aluno – foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e social, com atenção às necessidades individuais.

Essa formação fortalece a visão de Welisvania de ensinar com sensibilidade, observação cuidadosa e planejamento de intervenções que respeitem o tempo de cada aluno. Ela está apta a aplicar esse conhecimento, caso deseje.

Visão de futuro e ambição

Welisvania enxerga uma nova forma de ensinar e de lidar com os estudantes que necessitam de atenção especial, promovendo práticas que priorizam a inclusão, a empatia e o desenvolvimento integral.

Maiores ambições no momento

Sua maior ambição é passar em um mestrado, sinalizando o compromisso com a ampliação de sua formação para continuar contribuindo com a educação.

Mensagem de inspiração

Que tudo que desejamos, com foco e determinação, é alcançável.

Redes sociais: Instagram: welisvania_.

Conclusão

A trajetória de Welisvania Batista demonstra como a formação continuada pode ampliar as possibilidades da prática educativa, preparando-a para enfrentar os desafios da educação inclusiva com responsabilidade, ética e empatia.

Ao concluir a Psicopedagogia, Welisvania está apta a aplicar o conhecimento de maneira consciente e eficaz, caso deseje, contribuindo para ambientes educativos mais justos, estimulantes e inclusivos.

A Faculdade Líbano reconhece e agradece a dedicação de seus alunos que buscam novos conhecimentos.

Autor

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *